Cortar as batatas doces em cubos sem pele, cozer com água com sal ou ao vapor. reservar.
Colocar um pacote de natas , 1 colher margarina, 1 colher de açúcar mascavado, sempre a mexer até ferver, nessa altura adicionar os cubos da batata doce e esmagar aos poucos, a quantidade varia de acordo com a quantidade da batata, se fôr necessário rectifica-se com um bocado de leite e/ou mais natas.
Temperar com sal, pimenta e noz moscada, e tirinhas raladas da casca de um limão (mas com cuidado, somente a amarela serve)
Também podemos alourar à parte uma cebola e a parte branca do alho frances.
Tudo cortado de forma fina, numa frigideira com azeite e cominhos, depois de estar tudo loirinho envolvemos no puré.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
ainda dos restos de frango
Nas sobras de frango assado e espetadas de peru, tenho o hábito de dessossar tudo e picar tudo na máquina, bacon e pimento da espetada também, até obter uma pasta, depois colocamos num pirex e juntamos folhas pequenas de espinafre, rectificamos temperos e recheamos cannelones com a mistura.
Colocar numa frigideira, a base de tomate e folhas de magericão, fio de azeite, e deixar um pouco ao lume.
Pegar num pirex rectangular e deitar uma camada de molho bechamel, outra de tomate e colocar os canelones, colocar pimenta moida na altura e noz moscada, outra camada de molho de tomate e bechamel. Polvilhar com noz moscada e ralar a parte amarela do limão.
Levar ao forno.
____________________________________
eu cozo sempre um bocado os canelones primeiro.
Colocar numa frigideira, a base de tomate e folhas de magericão, fio de azeite, e deixar um pouco ao lume.
Pegar num pirex rectangular e deitar uma camada de molho bechamel, outra de tomate e colocar os canelones, colocar pimenta moida na altura e noz moscada, outra camada de molho de tomate e bechamel. Polvilhar com noz moscada e ralar a parte amarela do limão.
Levar ao forno.
____________________________________
eu cozo sempre um bocado os canelones primeiro.
o mundo fantástico dos restos
Juro
cada vez mais, vou apreciando os restos,
o seu aproveitamento é um exercicio fantástico
ao terminar numa refeição saborosamente divertida
...
As Sobras: salada de tomate / batata cozida / arroz branco / frango assado
o fim destinado à sobra de frango assado e espetadas de peru, tem sido, ou reduzo tudo a um valente picado que depois aproveito para encher canelones (este explico depois melhor) ou parto em pedações pequenos e numa frigideira coloco margarina e muitos pickles cortados finos, um pouco de piri-piri caseiro.
Do resto da salada de tomate optei por cortar em pedaços a batata, que absorveu o molho, rectifiquei temperos, acresceitei umas folhas de rucula selvagem, e temperei com um pouco de alho em pó (não é mau de todo, para certas alturas) depois passei por água quente o arroz, somente para soltar os bagos, e acrescentei na salada.
Como estava a fazer sopa com alho frances, optei por reservar a parte branca do alho francês para fazer uma mistura para acompanhar com esparguete, à mistura acrescentei: cogumelos, cebola, pimentos amarelos, azeite e sal.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
sem gordurinhas extras
Dias assim,
de uma ideia nascida
que acaba no seu oposto
Cozer penne pequeno, em água e sal. reservar.
Cortar de forma generosa umas quantas rodelas de cacholeira, colocar as ditas numa frigideira larga que já deve estar quente, baixar o lume e ir juntando: parte de alho francês, pimento, cebola branca pequena, os cogumelos Shiitake inteiros (tamanho pequeno de preferência), juntei pedaços bem pequenos de carne para estufar (limpinha de gorduras e nervos).
Quase no final, adicionei rodelas de farinheira.
e por último quadradinhos de pickles de couve flôr e um pimento padron amarelo, adquirido no encantador Mercado Biológico do Principe Real.
Adicionar o penne a esta mistura, et voilá!
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
qualquer coisa serve
Cá em casa, serve
sempre qualquer coisa
Receita inovada
rapinada de uma tapa espanhola
Utilizei:
um bocado de alho frances cortado em fatias, uma cebola roxa, um dente de olho esborrachado, azeite, cerveja q.b., sal grosso, tudo juntinho numa bela frigideira de forma a ficar tudo loirinho, por esta altura acrescentar umas rodelinhas de tomate seco (é de experimentar são incrivelmente bons) e salpicar tudo com um bocado de molho bechamel.
Colocar num pirex um pouco de molho bechamel, os cogumelos, regar com um fio de azeite, e colocar o preparado acima aloirado, colocar um pouco mais de bechamel e umas sementes de mostarda preta.
Colocar no formo.
Servi com uma carne grelhada, apenas com sal, e rúcula selvagem ...
Subscrever:
Mensagens (Atom)