domingo, 8 de fevereiro de 2009

O peixe no Céu

Cozer batatinhas, pequenos nabos, poucas cenouras e umas quantas couves de bruxelas, tudo em água e sal, quando estas estiverem cozidas, retirar da água e reservar.

Tenho uma espécie de grelhador mas redondo com tampa, digo é algo a comprar numa qualquer próxima promoção, foi assim que adquiri o meu!

Ligar no nível 1/2, tapar, quando estiver quente colocar as douradas, fazer apontaria para que a parte de baixo tenha algum sal, virar, e voltar a virar. sempre tapando.

passar por água quente umas pernadas de alecrim e colocar de lado junto ao peixe, cortar um limao ou dois e espremer em cima do peixe, rectificar com sal, é natural que tenha que ir rectificando a temperatura, ora no 2 ora no 3 ou no 1, conforme, a ideia principal é obter um tom dourado, tapar.

Quase junto ao final, despejar meio copo de vinho branco nos lados do peixe, com uma colher de pau, desprender os sucos que ficam de lado, tapar, e deixar por breves segundos evaporar.

Só voltamos s destapar quando fôr para servir.

Regressamos as batatinhas, retiramos a casca, partimos ao meio ou em quartos conforme o tamanho, e procedemos com os nabos, couves de bruxelas, e em rodelas as cenouras, colocamos tudo numa taça, temperamos com sal, pimenta a gosto, cebolinho cortado finamente ou mangericão, azeite e um bom vinagre de soja, ou outro desde que seja tinto.


e depois confessem a que sabe o peixe ...