domingo, 4 de outubro de 2009

Vinagres

Um vinagre é muito mais que o humilde vinagre para a salada, ou como diz aqui o homem de casa, para matar os bicharocos da alface...

Os vinagres servem para muito mais, servem para retirar o excesso de gordura e quebrar um molho especial, isso acontece com a mistura de cebola e azeite, acontece igualmente com a couve roxa e linguiça, numa preparação de maionese, ajuda a quebrar a gordura em excesso provocando um sabor todo ele especial, mas cuidado, ir adicionando leves quantidades, e experimentando, é de facto mágico.

Um bom vinagre de vinho tinto, é fundamental, mas podemos e devemos brincar com os seguintes:

vinagre de soja
vinagre balsâmico de modena
vinagre de maçã
vinagre de xerez
vinagre de frutos vermelhos

ao vulgar vinagre coloquem na garrafa rama de orégãos e observem
como faz toda a diferença

Mostarda

As mostardas são daquele tipo de produto que devemos sempre investir, nota importante adquirir com um prazo de validade alargado, já que estes produtos levam algum tempo a consumir no seu todo.

Mostardas à moda antiga, com sementes.
Mostarda e mel
Mostarda Dijon
Mostarda com champanhe
e a sempre saudosa Mostarda Savora

Cada qual na sua utilização, obviamente. O que gosto mesmo na mostarda, além do sabor forte, é a sua utilização em molhos. inventem

Batatinhas selvagens

Cortar em cubos pequenos 4 ou 5 batatas, depende de quem estiver à mesa, fritar os cubos.
Retirar as batatas fritas, colocar em papel absorvente, polvilhar com sal fino e orégãos.
Eu optei por fazer de forma rápida um pouco de maionese, vocês façam como vos der mais jeito, num copo alto colocar um pouco de óleo e um ovo, com a varinha mágica, bater até criar consistência, temperar com sal fino e um pouco de mostarda. Colocar na arca para endurecer rapidamente.
Colocar os cubinhos de batata numa saladeira, juntar pedaços de queijo creme de cabra e alcaparras, uns coentros finamente picadas, e envolver com umas boas colheres de maionese.