sábado, 7 de fevereiro de 2009

Os Legumes na matemática

Partes em 4 uma couve-flôr, se as folhas estiveram com ar saudável corta-as rente à base e guarda, pegas nos 4 e cortas novamente, colocando as 8 partes a cozer em pouca água, temperada com sal.
Cortas em rectângulos 2 metades de pimento, um vermelho outro amarelo, 1 cebola mediana, juntas as folhas da couve-flôr. Viras tudo para dentro de uma friideira bem larga, acendes o lume e acrescentas de forma generosa azeite, sal, uma pitada de picante (eu tenho um frasquinho feito pelo pai que é tipo bomba), deixas tudo em lume médio e vais mexendo para não queimar.
Cortas em circunferências uma beringela pequena, à qual retiraste a pele, podem deixar uns risquinhos de pele só para dar aquela graça, as circunferências devem ser finas mas não exageradamente.
Colocam de lado a 1ª mistura, rectificam o azeite e dispoem as circulares beringelas na frigideira, as beringelas vão beber todo o azeite e ficar tostadinhas, colocam o pimento por cima delas, repetindo esta operação até tudo estar com um ar solarento.
Por esta altura a couve-flôr já deve estar al dente, ou melhor dizendo, é assim que a vamos desejar, se fôr necessário, retiram a da água enquanto o resto tosta.
Num pirex de ir ao formo, colocar a couve-flôr envolta com o preparado da frigideira, levar ao forno polvilhado com noz-moscada e sementes de sêsamo.
Esta sugestão poderá ter outra variante:
Há mistura da frigideira envolver com um pacote de natas, e deixar tudo uns segundos em lume forte, desligar e envolver com a couve-flôr, polvilhar com um bom queijo e levar a gratinar no forno.