domingo, 8 de fevereiro de 2009

O peixe no Céu

Cozer batatinhas, pequenos nabos, poucas cenouras e umas quantas couves de bruxelas, tudo em água e sal, quando estas estiverem cozidas, retirar da água e reservar.

Tenho uma espécie de grelhador mas redondo com tampa, digo é algo a comprar numa qualquer próxima promoção, foi assim que adquiri o meu!

Ligar no nível 1/2, tapar, quando estiver quente colocar as douradas, fazer apontaria para que a parte de baixo tenha algum sal, virar, e voltar a virar. sempre tapando.

passar por água quente umas pernadas de alecrim e colocar de lado junto ao peixe, cortar um limao ou dois e espremer em cima do peixe, rectificar com sal, é natural que tenha que ir rectificando a temperatura, ora no 2 ora no 3 ou no 1, conforme, a ideia principal é obter um tom dourado, tapar.

Quase junto ao final, despejar meio copo de vinho branco nos lados do peixe, com uma colher de pau, desprender os sucos que ficam de lado, tapar, e deixar por breves segundos evaporar.

Só voltamos s destapar quando fôr para servir.

Regressamos as batatinhas, retiramos a casca, partimos ao meio ou em quartos conforme o tamanho, e procedemos com os nabos, couves de bruxelas, e em rodelas as cenouras, colocamos tudo numa taça, temperamos com sal, pimenta a gosto, cebolinho cortado finamente ou mangericão, azeite e um bom vinagre de soja, ou outro desde que seja tinto.


e depois confessem a que sabe o peixe ...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Os Legumes na matemática

Partes em 4 uma couve-flôr, se as folhas estiveram com ar saudável corta-as rente à base e guarda, pegas nos 4 e cortas novamente, colocando as 8 partes a cozer em pouca água, temperada com sal.
Cortas em rectângulos 2 metades de pimento, um vermelho outro amarelo, 1 cebola mediana, juntas as folhas da couve-flôr. Viras tudo para dentro de uma friideira bem larga, acendes o lume e acrescentas de forma generosa azeite, sal, uma pitada de picante (eu tenho um frasquinho feito pelo pai que é tipo bomba), deixas tudo em lume médio e vais mexendo para não queimar.
Cortas em circunferências uma beringela pequena, à qual retiraste a pele, podem deixar uns risquinhos de pele só para dar aquela graça, as circunferências devem ser finas mas não exageradamente.
Colocam de lado a 1ª mistura, rectificam o azeite e dispoem as circulares beringelas na frigideira, as beringelas vão beber todo o azeite e ficar tostadinhas, colocam o pimento por cima delas, repetindo esta operação até tudo estar com um ar solarento.
Por esta altura a couve-flôr já deve estar al dente, ou melhor dizendo, é assim que a vamos desejar, se fôr necessário, retiram a da água enquanto o resto tosta.
Num pirex de ir ao formo, colocar a couve-flôr envolta com o preparado da frigideira, levar ao forno polvilhado com noz-moscada e sementes de sêsamo.
Esta sugestão poderá ter outra variante:
Há mistura da frigideira envolver com um pacote de natas, e deixar tudo uns segundos em lume forte, desligar e envolver com a couve-flôr, polvilhar com um bom queijo e levar a gratinar no forno.